Friday, October 4, 2013

Pagando sapo pro zôto na rua

Certa vez, quando eu era criança, li na revista Nova uma entrevista com alguma gênia que afirmou que o assédio nas ruas devia ser obrigatório, pois a mulher que não recebe uma cantada de pedreiro não sabe o que é ser feliz. 

Minha cabeça de criança acreditou naquilo por muitos anos, até que eu entendi, pela experiência das ruas, que não tem nada de romântico em ser abordada por desconhecidos na rua, que acham que porque a mulher é diferente do homem merece ser tratada como item à exposição na feira.


Com o tempo e o excesso de abordagens incômodas, fui, pouco a pouco, tomando nojo de receber cantadas nas ruas. Geralmente, eu só fazia cara feia quando ouvia alguma piadinha ou assovio, até o dia em que eu extrapolei. 

Numa chuvosa manhã de sábado - em que eu estava furiosa, mas não queiram saber porque, saí com minha mãe e minha irmã pra ir pra academia. 
Perto aqui de casa tem um mercado e pra ir à academia precisamos passar em frente ao local de carga e descarga de mercadorias, que está sempre cheio de caminhões. Quando fomos passando, um homem coloca a cabeça pra fora e começa a assobiar, e a fazer piadinhas, e assoviar mais.
Não aguentei: parei e dei uma bronca nele. Onde já se viu ficar fazendo fiu fiu pra minha mãe? Mandei ele ir assoviar pra mãe dele! Acho que o homem não acreditou, porque ficou mudo e voltou pra dentro do caminhão.

Levei tantas broncas por causa disso! Entendi perfeitamente que todo mundo estava preocupado em o homem ficar com raiva e me xingar, me atacar na rua depois, tentar me agredir... Mas continuei revoltada, porque ouvi muitos "se não estivesse com essa roupa de academia ele não tinha dito nada" e também os inacreditáveis "qual o problema do homem assoviar? ele só está se divertindo!".


Mais de seis meses depois, lendo coisas na internet, encontrei o blog Chega de fiu fiu, que faz uma campanha contra o assédio nas ruas. Ali eu vi um montão de depoimentos de mulheres que se sentem - como eu - invadidas e desrespeitadas pelas cantadas recebidas nas ruas e outras coisas bem piores, vi homens que apoiam a causa e vi homens que defendem o direito de assediar, dizendo que a culpa é das mulheres, que saem com roupas provocantes, que as mulheres só se ofendem porque não é o Brad Pitt que as está cantando, que as mulheres que reclamam são mal-amadas-comidas etc...

Os comentários inteligentes desses últimos homens foram perfeitamente explicados por esse vídeo, onde um grupo de comediantes indianos nos esclarece acerca das causas do estupro.

E as leitoras e leitores da Gaiola, o que acham disso tudo? 

OBS: também fiz um post sobre isso outro dia no blog da Garrafinha (http://pordentrodagarrafinha.blogspot.com.br/2013/09/chega-de-fiu-fiu.html), e estou carente, porque ninguém leu!

Leiam, por favor, leiam, leiam, leiam!!!....


7 comments:

  1. Mas eu li!!! E tb apóio (ou apoio? Nova Ortografia acaba comigo) a campanha!

    ReplyDelete
    Replies
    1. <3 vocês estão me curando da minha carência!!

      Delete
  2. Ele está só se divertindo é ? Que bonitinho! Ele que vá se divertir com a mãe dele oras!!!
    Cada uma !!!

    ReplyDelete
  3. Eu tb li.. até comentei.. (e vc me fez, por alguns instantes, achar que eu prevejo o futuro.. porque tinha CER-TE-ZA que ja tinha lido isso...rsrsrsrsrs)

    ReplyDelete
  4. O pior é que a gente acaba acreditando nisso mesmo. Quando eu me mudei do Brasil para a Australia, onde as pessoas nao assobiam na rua, eu entrei em crise. Achei que tinha "enfeiado"durante a longa jornada até o lado de lá do mundo.
    14 anos depois, acho um absurdo receber cantadinhas, assobios e piadinhas nas ruas...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Inaie. Que máximo o seu comentário!
      Para vc ver como isso é cultural. Existem outras formas muito mais gentis e menos constrangedoras de se abordar uma mulher e fazer elogios.
      Estou na campanha!

      Delete